<font color=0069cc>Tertúlia dos profissionais da Saúde</font>
No âmbito das iniciativas do «Em Movimento pelo Sim», que regista o empenho da CGTP-IN na respectiva campanha para o referendo de dia 11, realizou-se, sábado, no Teatro a Barraca, uma tertúlia pelo «Sim», promovida por profissionais da saúde com a presença dos mandatários – médicos Carlos Santos Silva, Luís Hermenegildo e Strecht Monteiro, Vitória Caldeira, do Sindicato dos Enfermeiros, e da psicóloga Marta Crawford – assim como da médica Mara Carvalho do Movimento Médicos pela Escolha.
Desde Junho de 2006, ocorreram no Metropolitano de Lisboa dez greves, todas com índices de adesão muito fortes, apenas com um objectivo: evitar que o Acordo de Empresa deixe de vigorar a partir do último dia de 2007. Não estão em causa reivindicações monetárias. Tem sido mais expressa a compreensão dos passageiros, privados do meio habitual de transporte nos períodos de luta dos trabalhadores. A campanha do Governo e do conselho de gerência do Metro, tentando apontar os «privilégios» dos funcionários, atinge dimensões inéditas.
Sobre os motivos da luta dos trabalhadores do Metropolitano, as posições dos comunistas, a acção dos sindicatos e os argumentos da empresa e da tutela, falámos com os camaradas Diamantino Lopes e Anabela Carvalheira.
Aveiro foi o local escolhido pelo PCP para um grande jantar com Jerónimo de Sousa em apoio ao «Sim» no referendo do próximo dia 11 de Fevereiro. O local era simbólico: naquele distrito foram condenadas a três anos de prisão, com pena suspensa, três mulheres, humilhadas publicamente. A responsável por esta situação é a «lei injusta» que vigora actualmente em Portugal, denunciou o secretário-geral do PCP.
O PCP lançou no dia 25, juntamente com o Avante!, o livro «”Sim”! Despenalizar o aborto. Proteger a maternidade e paternidade. Garantir o planeamento familiar e a educação sexual».
Com o objectivo de dinamizar e apoiar a campanha de esclarecimento pelo «Sim» à despenalização da IVG, a União de Sindicatos de Lisboa (USL) montou uma banca frente aos Armazéns do Chiado. Ali, foi privilegiado o contacto com a população.
Cerca de uma dezenas de eurodeputados de vários países da União Europeia (UE) estiveram presentes, domingo, em Lisboa, em solidariedade com quantos e quantas, em Portugal, se batem pela despenalização da interrupção voluntária (IVG) da gravidez até às 10 semanas.
A campanha para o referendo começou oficialmente anteontem. Nesse dia, Jerónimo de Sousa esteve na baixa lisboeta, numa grande acção de esclarecimento e mobilização para o voto no «Sim». No fim de semana, o secretário-geral do PCP participa em dois comícios: sábado no Porto e domingo no Litoral Alentejano.
No passado dia 20, teve lugar, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto, a apresentação do núcleo de Gondomar do «Em Movimento pelo Sim».A sessão, que juntou dezenas de gondomarenses, particularmente jovens, teve a colaboração de dois grupos corais do concelho, a ACGITAR e o «Contra Corrente, Fábrica Teatral»....